GENEROSIDADE
PALAVRAS CHAVE: generosidade; liberdade financeira; bondade; amor ao próximo.
Material necessário:
- Um brinde para cada criança. Sugestões: bombons, balas, bis ...
Preparação
- Selecionar duas ou três crianças para a eleição;
- Fazer uma votação com as demais crianças para eleger o líder;
- Aquele que receber MENOS votos será o líder (claro que as crianças não podem saber disso).
OBS: este líder está representando José, que mesmo rejeitado foi o governador do Egito e compartilhou com seus irmãos das riquezas e mordomias que recebeu lá.
Execução:
- A criança com menos votos será nomeada líder e receberá as riquezas do dia (o brinde escolhido pelo executor);
- A ideia é que esse líder seja o dono das riquezas que serão compartilhadas com as demais crianças, conforme as próximas orientações;
- Iniciar o jogo de perguntas e respostas que pode ser organizado como o executor achar melhor;
- O líder fará as perguntas e quem acertar receberá o prêmio: uma parte de sua riqueza!
IMPORTANTE! A criança que acertar não poderá responder novamente, pois deverá receber o prêmio uma única vez. Então, quem acertar a pergunta e receber o brinde, deve ser separado das demais crianças, ou orientada a não responder as próximas perguntas;
- Ao final, se alguma criança não tiver recebido o brinde, entregue a ela assim mesmo, a fim de que todas recebam parte das riquezas do líder.
Conclusão: José foi rejeitado por seus irmãos, ainda assim Deus o escolheu para se tornar governador do Egito. Ele adquiriu muitas riquezas e mordomias com isso. Quando José reencontrou seus irmãos, não perdeu a oportunidade de compartilhar com eles de tudo o que recebeu naquele lugar. Com isso aprendemos que Deus se agrada de um coração generoso, disposto a abençoar outras pessoas com o que tem, independente de quem elas sejam, mesmo que já tenham lhe causado algum mal.
Comentários
Postar um comentário